Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Oficina: Como escrever autobiografia

No dia 16 de outubro, deu-se início às atividades do Projeto: Envelhecendo com Vitalidade em parceria com a APOSFUB/UnB.
OFICINA: Como escrever autobiografia
Duração: 08 horas presencias
16.10 a 06.11.2018 sempre às terças-feiras.
Local - APOSFUB/UnB
Objetivo Principal: Estimular a aquisição de conhecimentos e técnicas para a escrita de estórias e história de vida, em formato de memorial, autobiografias, narrativas poéticas e artística e crônicas do cotidiano. Trata-se também de exercício para resgate e registros de experiências e vivências, visando a prevenção de perdas de memória.
Justificativa: Todos nós temos muito o que contar. Nascemos, crescemos, aprendemos, trabalhamos e envelhecemos, cada um com sua peculiaridade e experiências pessoais. Cada estória individual faz parte de uma rede de relacionamentos que vai tecendo o fio da história, unindo uns aos outros e compondo a história da comunidade.
As biografias são referências importantes na construção da historiografia como ciência, e dizem muito sobre cada momento histórico vividos por indivíduos e grupos.
A autobiografia possibilita o registro, no tempo da história, das experiências individuais e coletivas, narradas pelas próprias pessoas que as vivenciaram, seja no universo individual, pessoal, afetivo, emocional e profissional, seja no campo social, político e institucional.
A escrita da autobiografia é um exercício de restauração e fortalecimento da memória pessoal, e sua publicização uma contribuição para a construção da história social.
Fátima se apresentando ao grupo seguindo a orientação proposta.

Os professores: Mário Angelo - Professor aposentado da UnB, psicólogo. Professora Aia - Professora do Departamento de Letras de graduação e pós-graduação na ativa.




Maria José e Fátima no cafezinho. Intervalo da Oficina 

Maria José fazendo sua apresentação seguindo a orientação proposta.

orientação proposta para a apresentação.

Intervalo para cafezinho.

Atividade para o dever de casa.

o grupo fazendo suas apresentações. 


Parabéns ao Professor Mário e a Profa. Aia pela excelência da proposta e condução da Oficina. :

Nenhum comentário:

Postar um comentário